5.13.2010

Livros Imperdíveis!!!

Para Estimular a Inteligência do Bebê


125 Brincadeiras para Estimular o Cérebro do Seu bebê
Jackie Silberg

Indicado para o primeiro ano de vida do bebê. As brincadeiras estão agrupadas de acordo com a faixa etária (0-3 meses, 3-6meses, 6-9 meses e 9-12 meses). Todas as atividades têm respaldo científico e são bem simples de serem feitas.


125 Brincadeiras para Estimular o
Cérebro da criança
de 1 a 3 anos
Jackie Silberg

É a mesma proposta do livro anterior, porém, voltado para criancinhas de 1 a 3 anos. Cada página traz uma brincadeira, sempre com ilustração e um verbete, explicando qual o benefício da atividade para o desenvolvimento cerebral.



Como Multiplicar a Inteligência do Seu Bebê
Glenn Doman

Aborda ensino de leitura, de matemática e de conhecimentos enciclopédicos para bebês e crianças até os 6 anos. Entretanto, as atividades aplicam-se melhor às crianças de 0 a 3.






Como Ens
inar Seu Bebê a Ler
Glenn Doman
Esse já virou um clássico. Mostra aos pais como podem ensinar um bebê ou uma criancinha a ler. Também enfatiza a importância do envolvimento da mãe nos primeiros 3 anos de vida da criança. Utiliza o método da palavração.






How Smart is Your Baby?
Glenn Doman
Janet Doman
Livro sobre como estimular o bebê na parte motora, visual, táctil, auditiva e outras. Um verdadeiro programa para enriquecer o primeiro ano de vida do seu filho. Ricamente ilustrado, e com muitas fotos. Recomendo muito!




Para Ensinar Matemática

Como Ensinar Matemática a Seu Bebê
Glenn Doman
Pesquisas científicas têm demonstrado que bebês têm a habilidade da Matemática Instantânea. Nesse livro os pais encontrarão as ferramentas para introduzir seus bebês ao mundo do raciocínio lógico- matemático. O método proposto é o da visualização de quantidades. Muito semelhante aos métodos usados por escolas orientais. Embora o livro se aplique também a crianças de até 3 anos, os resultados são muito mais expressivos com bebês bem novos.
Clique aqui para saber sobre o livro e sobre matemática Instantânea


Criatividade e Confiança em Matemática

Esse é um livro muito agradável de se ler, mesmo para quem odeia matemática. Traz idéias bastante originais e curiosidades sobre matemáticos e Matemática. É dirigido para pais, professores e crianças entre 8 e 12 anos. Mas aproveitei muitas idéias com minha filha de 5 anos. É todo ilustrado.




Family Math
Jean K. Stenmark
Livro com uma infinidade de jogos e atividades divertidas, para serem praticadas em família. Aborda resolução de problemas, cálculos mentais, frações, medidas, estimativa, probabilidade e operações matemáticas. Altamente recomendado também para professores. A maioria das atividades são voltadas para crianças a partir dos 6. Mas minha filha, aos cinco já conseguia fazer várias das atividades, inclusive aquelas envolvendo frações equivalentes. Foi incrível como, após havermos posto em prática algumas sugestões do livro, o interesse dela por cálculos mentais cresceu. Ela me pede diariamente para que eu a teste : "mamãe, me pergunta soma com centenas", "me dá outro problema para resolver". A coisa chegou a um tal ponto que atrapalhava até a hora do jantar... mas acho que esse assunto merece uma postagem à parte...

Para Despertar Habilidade nas várias inteligências


Motivated Minds
Deborah Stipek

Nós pais, muitas vezes por ignorância, matamos em nossos filhos aquela curiosidade e vontade insaciável de aprender. Este livro fantástico ajudará os pais a fomentarem nos filhos o desejo de aprender, e o gosto por estudar, auxiliando-os (aos pais) a não cometerem deslizes fatais para o aprendizado. Não tem tradução em português, mas há uma versão em espanhol, Mentes Motivadas.



Torne Seu Filho Mais Inteligente
Joan Beck
Aborda o ensino nos 6 primeiros anos. Eis alguns capítulos do Livro
:
1) O pr
imeiro e Melhor Mestre de Seu Filho: Você;
2) Por que você pode criar uma criança mais inteligente;
3) Como criar um bebê mais Inteligente: do Berço aos 18 meses;
4) O insaciável desejo de aprender: dos 18 meses aos 3 anos;
5) Como Estimular o Desenvolvimento Intelectual dos 3 aos 6 anos;
6) Deve-se ensinar a Ler na Idade Pré-Escolar;
7) Como incentivar seu Filho a ser Criativo;
8) Idéias de Montessori que Você Pode empregar em Casa;
9) Como Proteger o Cérebro de Seu Filho;
10) Como Cuidar do Bebê Antes do Nascimento;

O livro traz boas idéias, mas a tradução é bem antiga. Carece de uma revisão e de uma atualização.

Como Despertar a Genialidade do Seu Filho
Ensina como os pais podem plantar as sementes da genialidade em seu Lar.
Também mostra como:
  • fazer com que seu filho goste de aprender;
  • proporcionar a ele a dádiva da supermotivação;
  • desenvolver a auto-estima da criança até ao nível do gênio;
  • proporcionar a ele um ambiente que estimule a genialidade




Seven Times Smarter
Laurel Schmidt

Traz 50 atividades para ajudar seu filho a desenvolver facilidade nas 7 inteligências (Linguistica, musical, artística, lógico-matemática, esportiva, relacional e espacial). É voltado para crianças a partir dos 6 anos, mas muitas das atividades podem ser realizadas por crianças de 4 . Sem dúvida, uma grande aquisição.





Para Despertar as habilidades artísticas

Iniciação à Arte para Crianças Pequenas
Uma obra maravilhosa destinada a criancinhas de até 2 anos. As atividades são bem variadas e bem fáceis. Há muitas dicas de material a ser usado, de como diminuir a trabalheira após a atividade artística, e há muitas receitas de tintas caseiras (algumas comestíveis, que podem ser usadas por bebês!), receita de bolinha de sabão, de massinha de modelar. E muito, muito mais. Super-ilustrado.

42 comentários:

  1. Ana Julia, seu blog e um sucesso aqui em casa. Todo dia entro em seu blog, pq sempre encontro novidades para praticar com meu bebe. Sobre os livros, fiz uma busca aqui na Alemanha e encontrei todos os que vc indicou acima, hoje mesmo busquei 2 do Glenn domann que vc indicou. Esta em ingles, mas e bem facil de entender. Estou adorando mesmo suas dicas. Obrigada de coracao. Ah! ja indiquei pra algumas amigas o seu blog, vamos esperar a visita delas. beijao. Deise Hackemann

    ResponderExcluir
  2. Ana Julia, gostei do seu blog! Aqui em casa tenho um filho de 4 anos que foi estimulado a ler desde o útero. Hoje sabe ler e escrever, gosta de ir a livrarias e bancas de revistas com frequencia. No decorrer destes últimos 2 anos tenho ensinado geografia (mapas)e idéias gerais sobre astronomia, tudo de forma lúdica, exemplo brincamos com mapas utilizando os seus aviões de plástico e massas coloridas, resultado é que ele identifica mais de 60 países e reonhece a maioria dos símbolos principais como: a estátua da liberdade, pirâmides etc....Insisto que ele é muito sociável, gosta de correr,pular, brincar...outra coisa quando ele for alcançado pelos colegas no processo de alfabetização ele já terá lido muitas revistinhas infantis, de certa forma já estará com o pé na estrada com pelo menso 3 anos de antecedência. Ele é uma criança normal como todas as outras....

    ResponderExcluir
  3. Que legal! Que método você usou? Método Doman? E como fez para estimulá-lo a ler desde o útero?

    ResponderExcluir
  4. Olá Ana Julia,
    primeiramente gostaria de dizer que descobri a pouquissimo tempo seu blog e estou apaixonada. Estou gravida e meu bebe nasce nas proximas semanas. Estou fazendo alguns pedidos pra minha irma me trazer material em portugues, só que estou frustada, o livro "125 Brincadeiras para Estimular o Cérebro do Seu bebê -Jackie Silberg" nao encontro em lugar nenhum, teria como vc me ajudar nisso? Seria muito grata. Fique com Deus. ate mais. Jaciane

    ResponderExcluir
  5. Jaciane

    Seja bem-vinda. Que pena, o livro não é mais editado. Só está à venda em sebos. Achei na Estante Virtual (www.estantevirtual.com.br), mas não sei dizer se é confiável... Enquanto não consegue o livro, cante bastante para seu recém-nascido e converse com ele e recite versinhos. As postagens sobre "Musicalização para bebês" foram inspiradas em atividades do livro "125 brincadeiras...". Muitas das atividades propostas nesse Blog também ajudam a desenvolver a atividade do bebê. Não deixe de ler as postagens "Exercícios para fazer com seu bebê", "Ganhando força" e "Como fazer um circuito de psicomotricidade". Esta última traz um vídeo com bebês numa escolinha, que pode lhe dar muitas idéias de brincadeiras.
    Parabéns pelo bebê! Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. A Julia, muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito obrigada pela resposta tao atenciosa e carinhosa. Vou olhar tdo que indicou. E tb obrigada por ser uma mamae tao generosa, repartindo tanto conteudo util pra nós. Fique com Deus.
    Jaciane

    ResponderExcluir
  7. Olá! Descobri seu blog ontem e estrou apaixonada! Já pedi ontem mesmo 2 livros que vc indica acima... devem chegar amanhã.tenho uma menina que nascu dia 19 de abril desse ano, ou seja, tem 1 mês ainda, mas estou super animada de poder a estimular.. sempre estarei de olho por aqui, para saber das novidades. Parabéns pelo otimo Blog!!! Josi

    ResponderExcluir
  8. Tentarei comprar todos que vc sugere, porém, tem de ser aos poucos. Só não comprarei os que são em ingles, a não ser que haja tradução...

    ResponderExcluir
  9. Josi,

    Que bom que você está atenta ao desenvolvimento do seu bebê.

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Oi Julia, descobri há uma semana seu blog, e estou realmente encantada, tenho um casal de filhos, a princesa tem dois anos e dois meses e o príncipe 5 meses e 15 dias, ambos sempre foram estimulados desde o útero, com cançoes, conversa, diálogo, a menina sabe todo o alfabeto em caixa alta, colocado em todas as posiçoes, sabe os numeros de 1 a 15, sabe figuras como o circulo,quadrado e retangulo, também reconhece as cores primarias e secundarias.Sempre foi muito curiosa,ela perguntava e eu e meu esposo respondia, então foi memorizando,sempre compramos brinquedos educativos e coloridos, gosta de correr, pular, cantar, ela muda as letras das musicas, inventa melodias,é bem ativa.Isso gera um orgulho para nós pais e o medo de errar, de forçar demais, ou de não saber aproveitar o talento que ela possui.Percebo que o meu pequeno vai no mesmo ritmo. Encontrar seu blog foi maravilhoso, as ideias dos livros e sua experiencia pessoal nos deu um alívio imediato. Vc é de BSB? poderiamos conversar por telefone? moramos no Valparaiso.
    Desde já agradeço sua atençao
    Angela, mãe de Leticia Kailene e Caiã Vinicius

    ResponderExcluir
  11. Oi, Ângela

    Que linda a sua história com seus filhos.
    meu email é ensineseubebe@gmail.com

    Me escreva, e então combinaremos um bom horário para você me ligar.

    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Olah! Muito obrigada por ter criado este blog! Moro no exterior e estou procurando livros e outras ferramentas para ensinar meu filho a lingua portuguesa...Achei as informacoes interessantissimas!!! abraco
    Cristiane

    ResponderExcluir
  13. Oi, Cristiane!

    Que bom que você gostou. Fiz essa seleção de livros com muito carinho.

    Beijos

    Volte sempre!

    ResponderExcluir
  14. Olá! Nossa, suas dicas são muito boas! tenho um filho de 8 anos, que tem muita dificuldade de aprendizado, mas adora ler, pode me dar dicas, de quais livros comprar para ele ler? quero estimular o estudo, a leitura, ele não gosta de matemática, se puder me sugerir livros e me dar dicas...muito obrigada! Alessandra (alessandragarrute@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
  15. Olá, Alessandra

    Que bom que seu filho adora ler. É claro que eu posso lhe dar dicas, sim. No entanto, eu preciso saber um pouco mais a respeito das dificuldades de aprendizagem do seu filho... Vou te mandar um email.

    ResponderExcluir
  16. tô amando seu blog, realmente uma luz pra mamães q como eu ficam 24 X 7 com seus rebentos... minha filha tem 2 anos e tava sem ideia de como entretê-la mais com atividades doq com vídeos... tô amando!! :)

    ResponderExcluir
  17. Oi, Mãe 24X7

    Que legal! Volte sempre!

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Olá! Adorei as informações desse blog; já adicionei aos meus favoritos!
    Alguém sabe me informar onde posso encontrar para comprar o livro 'Como Ensinar Seu Bebê a Ler' de Glenn Doman. Já procurei no submarino, na cultura, na saraiva e está esgotado. Queria muito utilizar esse método com o meu bebe!

    ResponderExcluir
  19. Oi, Cíntia

    Que bom que gostou. Por favor, envie um email para ensineseubebe@gmail.com , que eu te mandarei alguns links a respeito de Material do Método Doman.

    Abraços

    ResponderExcluir
  20. OI,Ana Júlia,adorei as ideias e as informações,minha filha de 5 anos começou a ler com 2 pelo método Glen Doman.
    Gostaria de saber se o livro"Family Math",só existe em ingles, e se o livro em ingles é de fácil entendimento.
    grande abraço
    Naomi

    ResponderExcluir
  21. Oi, Naomi

    Infelizmente, não existe em português. Quanto à linguagem é bem básica. Se tu quiseres, me envia um email, que eu fotografo algumas páginas, pra você ver, OK?

    Parabéns pela sua filha!

    Abraços
    Ana Júlia (ensineseubebe@gmail.com)

    ResponderExcluir
  22. OI ANA JULIA
    obrigada pelas dicas de livros. Compramos os 125 brincadeiras, de 0 a 1 e o de 1 a 3 anos e também o Como despertar a genialidade de seu filho. Esse ultimo li em uma manhã. Traz muitas dicas legais.
    To tendo dificuldade em achar os livros do Doman, sabes onde posso achar?
    bjs

    ResponderExcluir
  23. Pois é, o livro "Como ensinar seu Bebê a ler" está esgotado, infelizmente. O jeito é tentar achar em sebos. Apenas tenha o cuidado de comprar edições a partir de 93/94.
    Se você quiser quebrar um galho enquanto não compra, há uma versão para baixar em espanhol, aqui:

    http://www.4shared.com/document/xZ8dZDlB/Cmo_Ensear_A_Leer_A_Su_Beb.html

    Outra alternativa é o livro COMO MULTIPLICAR A INTELIGÊNCIA DO SEU BEBÊ, do mesmo autor. Também explica o programa de leitura, porém com menos detalhes. É possível comprar na livraria cultura.

    Outras informações (dicas da Luciana, do Blog ESTIMULANDO MEUS FILHOS):

    - O melhor lugar para conhecer pais que aplicam a metodologia Doman é na comundade do orkut "Como ensinar seu bebê a ler".
    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=35027141

    - Disco virtual da comunidade "Como ensinar seu bebê a ler" no 4shared, com livros e materiais:
    http://www.4shared.com/account/dir/6269796/fda30c61/sharing.html?rnd=14


    - Blog Bebê Gênio:
    http://www.bebegenio.com.br/

    - Blog Estimulando Meus Filhos
    http://estimulandomeusfilhos.blogspot.com/search/label/DOMAN


    Qualquer dúvida, pode perguntar.

    Abraços

    Ana Júlia

    ResponderExcluir
  24. OI ANA JULIA
    Muito obrigada pelas suas respostas, sempre super completas!
    Eu comecei a procurar no site Estate Virtual, um site de sebos. Consegui depois de muito garimpar, uma edição da data que tu falou, porque a maioria é de 1964 até 1975! Uma pena isso! Quando a edição é mais nova, alguns vendedores inclusive chegam a cobrar 120 reais, ou o preço de um novo que geralmente é por volta de 60 reais.
    Meu bebê nasce mês que vem no maximo e eu ja queria deixar o material preparado!
    Novamente, parabéns pelo site! E obrigada pela dedicação!
    bjs

    ResponderExcluir
  25. Olá, parabéns pelo blog, tenho aproveito muitíssimo! Meu filho completou há alguns dias 1 ano. Compreio o livro "Como ensinar seu bebe a ler" e começei os exercícios. Já estou a procura de material para introduzir os conhecimentos enciclopédicos e gostaria de dicas, onde posso encontrar material que respeite os critérios de Doman.

    Obrigada e mais uma vez parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Kelly! Envia um email para ensineseubebe@gmail.com , que eu possso te indicar uns links ótimos. Bjs

      Excluir
  26. Olá, Ana Júlia
    Estou adorando o passeio pelo seu blog! Sou mãe da Ana, sua xará de nove meses e há pouco mais de um mês descobri um livro sensacional chamado "O despertar do bebê" de Janine Lévy. Você conhece? O que acha do método?
    Vou voltar mais vezes.
    Abs,
    Beatriz Toledo - Brasília

    ResponderExcluir
  27. Oi, Beatriz

    Já ouvi falar no livro que citou, mas ainda não tive a oportunidade de ler. Fiquei curiosa, vou procurá-lo. Valeu a dica. Beijo pra minha xará, e volte sempre.

    ResponderExcluir
  28. Oi, Ana Júlia
    O livro é vendido no site da Editora Martins Fontes. Eu comprei o meu na Livraria Cultura.
    Se quiser saber mais sobre livro antes de comprar pode me perguntar. Estarei sempre por aqui.
    Ab,
    Beatriz

    ResponderExcluir
  29. Olá A Julia,
    Parabéns pelo blog!
    Minha filha tem um ano e dois meses e não fala praticamente nada, gostaria de umas dicas suas. Já li alguns textos seus, a Manuela brinca muito sozinha, mexendo em gavetas, não sei como estimula-lá.
    Ab
    Dani

    ResponderExcluir
  30. Oi Ana Julia, comprei o livro como estimular a inteligencia do seu bebe do Glen Doman, pq os que vc indicou estão esgotados, mas já liguei para editora e está para reimprimirem os livros de Doman ainda esse ano e em portugues. Seria bom vc informar a outras mães que querem adquirir os livros de Doman.
    Gostaria que me indicasse alguns materiais para introduzir os conhecimentos enciclopédicos no meu filho e gostaria de dicas, onde posso encontrar material que respeite os critérios de Doman.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  31. Ana Julia, vi que vc já passou um e-mail para adimiradora de seu blog a respeito dos materias de conhecimentos enciclopédicos, será que vc pode tb me disponibilizar. Muito obrigada, parabéns pelo blog e pela dicas, vou comprar três livros q vc indicou.

    ResponderExcluir

  32. Isabella

    Você vai encontrar muito material para baixar no grupo "Como Ensinar Seu Bebê a Ler", no Facebook. É só solicitar participação. Vai até encontrar alguns livros do Doman para baixar.

    Ah, se precisar de bits de inglês, tem aqui:
    http://ensineseubebe.blogspot.com.br/2012/01/metodo-doman-bits-de-ingles-para-baixar.html

    E se quiser, envia-me um email, que te indico mais alguns links. Abraços.

    ResponderExcluir
  33. Querida muito obrigada por toda esta ajuda a todos...adotei uma menina de 5 anos e outra de 3. Apesar de não as ter conhecido, e penso que elas não foram estimuladas a nada a não ser a obsessiva fixação em desenhos na tv. O que você me sugere? Como começar, será que ainda posso começar tarde assim com elas...gostaria de pedir também sugestão de livros infantis, este universo da maternidade parece desconhecido para mim, mas amo as meninas e estou disposta a fazer tudo para ajudar em seu desenvolvimento. Muito grata desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Uyalla

      Realmente é um tanto difícil desviciar as crianças da TV. Mas é possível reduzir a quantidade de horas. Ah, e nunca é tarde para estimular suas filhas. Elas ainda têm menos de 6 anos. Esta é uma idade chave. Há muitas coisas que pode ensinar, e elas aprenderão rápido. Não desanime. Por favor, me envie um email para conversarmos sobre esses assuntos: ensineseubebe@gmail.com

      Excluir
  34. Oi Ana Júlia!Tudo bem?
    Parabéns pelo blog!ele é ótimo!que ter descoberto antes...apesar que ainda posso aplicar a maioria das dicas!Tenho uma filha de 17meses e a acho muito inteligente.A mesma não para quieta...rsrsrs...Gostaria de estimulá-la com atividades para desenvolver cada vez mais sua inteligência.Quais métodos você me sugere?

    Grata desde já,

    Rosilaynne Rosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, penso que seria muito interessante usar método Montessori com ela. Se puderes, me manda um email, que eu te envio algumas sugestões. Bjs

      Excluir
  35. Encantada pelo blog e cheia de esperanças na educação dos meus filhos. Grata por existir pessoas como você que disseminam conhecimentos em prol de um mundo melhor.

    ResponderExcluir
  36. Seu blog é maravilhoso pena que só agora o encontrei!

    ResponderExcluir
  37. Obrigada, amiguinha! Seja bem-vinda!

    ResponderExcluir
  38. Achei um em .pdf
    http://www.urantiagaia.org/educacional/doman/multiplica_inteligencia_bebe.pdf

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails