10.30.2011

Um desenho, uma cópia e uma lição de vida

Começou com um pedido:

- Mãe, desenha uma noiva?

E enquanto atendia à solicitação, minha filha tentava copiar meu desenho. Mas como não gostou da cópia que fizera, ficou muito frustrada: 

- Ah não, mãe! tá horrível (lágrimas incluídas) !!!  A minha não tá igual à sua!  Não sei desenhar. Meu desenho é feio!  

                   

Então precisei intervir:

- Ei, você só tem 5 anos! E desenha bem pra sua idade. Quando eu tinha cinco,  não desenhava bem. Eu desenhava feio.

 - Sério?

- Seríssimo.

Então, fui até o maleiro, peguei uma caixa  e retirei um papel velho de dentro:


- O que é isso, mãe?

- É um desenho que fiz quando tinha oito anos. Representa Cleópatra, rainha do Egito.

- Hahaha! Desculpa, mãe, mas eu achei feio. Tá horrível. Você desenhava mal, mesmo... hahaha. Olha a cabeça! É um círculo! E tem uns 8 dedos nessa mão! hahaha! E o nariz, cadê?


E continuou extasiada com as imperfeições da minha Cleópatra.  Era um alimento à sua autoestima. Mas após uma curta pausa, perguntou muito séria:

- E como foi pra você desenhar bonito?

- Ah... ninguém começa desenhando bonito, filha.  No início, eu fazia um montão de desenhos assim, imperfeitos. Mas não desistia. Tentava, tentava e tentava.

- Então se eu treinar muito, muito, muito, posso desenhar até melhor que você?

- Sim. O segredo do sucesso é insistir. Não existe outro caminho. Não é algo que se consiga  apertando um botão.


Mostrei ainda outra Cleópatra que eu desenhara aos 18 anos. Mais pra Liz Taylor, admito (ai, a boca tá torta!).


Imagens persuadem mais que palavras. E minha filha pôde concluir que bom desempenho é fruto de muito, mas muito empenho.

Infelizmente, a juventude tornou-se imediatista. Quer tudo pronto e fácil. É a cultura do prazer , não do fazer. Mas é  preciso saber pensar a longo e médio prazo. E, acima de tudo, é preciso saber esperar.

MORAL (de traseira de caminhão): Se os atletas desistissem a cada dificuldade, não existiriam campeões.


24 comentários:

  1. Muito legal! Eu também desenho e já penso se minha filha vai desenhar do mesmo jeito ou não... ela ainda tem 2 anos, mas logo estará questionando sua própria arte e a dos outros... quero me preparar para este momento... rs. Muito obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  2. Ah, o meu filho, fica muito frustrado quando tenta desenhar, e acaba desistindo. Quero ajudá-lo a desenvolver persistência e força de vontade.

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Adorei o seu post :)

    E que lição importante que a tua filha num simples desenho aprendeu, parabéns

    beijo

    ResponderExcluir
  4. Amei tudo! O post e os desenhos, Ana! Inclusive o da sua pequena, q tem um traço diferente, marcado, bem legal!

    Eu pra desenhar sou péssima. Melhor não tentar eu acho rsrsrs!

    Bjks mil pra ti e uma boa semana!

    ResponderExcluir
  5. Oi Ana Júlia,
    grande ensinamento! Acho que um dos maiores da vida! E muito bacana como você aproveitou bem a oportunidade para transmiti-lo à sua filha, com amor e bons argumentos!
    Adorei!
    Aqui não ia funcionar muito, porque se eu mostrasse um desenho meu com oito anos e um atual, não faria muita diferença! rs...
    Você desenha muito!
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Gostei do desenho, da cópia e da lição!

    Muito bom.

    ResponderExcluir
  7. Nossa eu conheci uma mãe que todo desenho que a filha fazia ela falava: que feio!!! Nossa eu ficava muito brava, porque devemos incentivar a criança porque a persitencia deve estar em todo criança e crescer com ela!!! Cris

    ResponderExcluir
  8. Oi, Cris

    Lamentável a atitude daquela mãe, não é mesmo? Espero que a auto-confiança da filha não tenha sido destruída.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. oi querida.
    puxa, que lição mesmo!
    e que lindos seus desenhos...
    eu não desenho bem, mas já brinco com minha filha...
    ela acabou de fazer dois aninhos.
    esses dias sentamos nós duas pra desenhar... Se puder, olha como foi:

    http://romanceandreaechristian.blogspot.com/2011/09/desenhos-da-sara.html

    bjos
    Andréa Carvalho

    ResponderExcluir
  10. Ana Julia querida!!! Choquei com os desenhos: o seu e o da sua menina!!! Que lindos!!!
    Por aqui ninguém desenha e o Gui gosta médio, mas melhorou muito depois do Sérgio.
    beijos e uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  11. (comento anônimo porque só assim consigo quando o formulário é como esse, não sei porque)
    obrigada pelo comentário, e fiquei muito feliz por tornar uma seguidora nossa.
    a Sarinha é muito esperta, antes de chegar nos 2 aninhos já sabia contar até 10 certinho (e agora às vezes vai até o 14), e canta todas as musiquinhas inteiras que ela conhece (várias).
    Quanto ao parecer uma Barbie, obrigada, rsss.. Outro dia a Sara falou isso pra mim (mamãe parece uma barbie... que voa) hahaha...
    Adoro seu blog.
    bjão
    Andréa
    http://romanceandreaechristian.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi, querida

    Creio que a perseverança é o maior presente que podemos dar a nossos filhos.

    Abraços

    ResponderExcluir
  13. Eu não desenho tão bem, mas sei copiar legal, mas meu marido desenha muito e é super perfeccionista e percebo que minha filha está indo pelo mesmo caminho. Ela não se preocupa em pintar bonito, mas antes mesmo de fazer 3 já tentava copiar o q o pai desenhava. E o que acho interessante é q ela tem a própria maneira de desenhar. Eu tento não forçá-la a desenhar como todos desenham árvores, pessoas, barcos, seguindo o mesmo padrão, então ela olha o desenho e tenta copiar com sua própria perspectiva e o engraçado é q fica realmente parecido com o desenho copiado.

    ResponderExcluir
  14. Ana, eu fiquei tão encantada com esse post, vc nem imagina! Quanta sensibilidade vc teve em conversar com sua filha, mostrando a ela que as coisas não acontecem da noite para o dia e da sua trajetória com os desenhos! Puxa, que coisa linda, linda mesmo!
    Lindos também são os desenhos, e os dela, então, muito bons para um pequena de cinco anos!!!

    Parabéns por ter aproveitado a oportunidade de ensinar valores importantíssimos a sua filha.!!!! Repito: lindo, lindo!!!

    ResponderExcluir
  15. Ana Ju, que legal, o diálogo, os desenhos, o você guardar os desenhos... mas fiquei aqui pensando que toda essa geração, inclusive de adultos, está imediatista demais. Sabe, antes pra comprar um disco (vinil mesmo) ou livro, eu tinha que pegar o dinheiro, ir até a loja, procurar, comprar, voltar pra casa. AGora tudo se baixa na internet. Eu tinha um site de textos literários que fazia com uns amigos e os e-mails que mais recebíamos eram de pessoas pedindo resumos de livros (para trabalhos escolares, claro). As pessoas vão ao google, baixam programas para o download ficar super veloz, baixam as senhas desses programas, e o mundo vem ao chão se não encontram o que querem. Se o servidor está fora do ar, se a internet cai, se o blog não dá o que elas querem, se o google não mostra o resultado, elas têm um ataque histérico, ameaçam, xingam, reclamam. Meu Deus. Acho que desenhar é uma atividade fantástica para nos resgatar dessa ânsia de imediatismo e... contemplar. Beijos pra vocês.

    ResponderExcluir
  16. Uau, Amiguinhos!

    Obrigada a todos pelos comentários tão valiosos!

    Besitos

    ResponderExcluir
  17. Parabéns! Seus posts são sempre valiosos. É sempre um prazer acompanhar seu blog.

    ResponderExcluir
  18. Fiquei curiosa pra saber qual o post "pega na mentira" que apareceu na atualização do blogger kkkkkk

    ResponderExcluir
  19. Nossa! Adorei!!! Bela forma de fazer ela entender e não desistir nunca! Parabéns mamãe!
    bjocas
    Dani

    ResponderExcluir
  20. Que excelente ensinamento! Mas sua filha desenha muito bem! E seus desenhos também estão lindos desde os 8 anos! Quem diria que se tornaria estilista ! Parabéns! Aproveito para te desejar um Natal repleto de alegrias e um ano novo cheio de realizações! Beijos

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails