12.07.2011

Cartões de Natal que qualquer criança consegue fazer!


 Seu filho sabe passar cola num papel? Então ele vai dar conta de fazer lindos cartões.

Junte papel colorido, adesivos, cola glitter, motivos natalinos recortados de revistas ou de papel de presente (e até de cartões de natal antigos). Entregue tudo às crianças, e deixe-as livres para criar seus próprios cartões. Evite modelos a serem copiados (a escola já faz isso o tempo todo!).

 Por vezes a tentação de interferir é grande. Eu estava adorando o cartão acima até o momento em que minha filha colou os adereços rosas. Pensei comigo: "Puxa, estragou!" 
Crianças não seguem a nossa lógica estreita, padronizada . Crianças são seres irreverentes, e sua imaginação orienta-se apenas pela liberdade e pelo desejo de inovar. É claro que essa irreverência tem de surgir em suas criações. É como um pintor moderno, que pinta o que "dá na telha", rompe com os padrões.
O artista é dono de sua arte. Por isso, tudo bem, se  seu filho de 3 anos quiser colar a Madona e o Menino ao lado de um ursinho:

Mas tenho de confessar, esses cartões já foram feitos há dois anos... A intenção era enviá-los a amigos e parentes. Mas gostei tanto, que tive pena ... Guardei todos de recordação!
Hoje fui à papelaria e comprei cola glitter, papel cartão, adesivos dourados em forma de estrelinhas e bolinhas.
Estou louca para ver o que as crianças vão aprontar neste natal!

Nota: reprise do ano passado, mas e daí?


20 comentários:

  1. Adoro!!! Crianças fazendo arte são gênios mesmo!!! Nada como a liberdade para poder criar.
    bjos
    Dani

    ResponderExcluir
  2. Lindos!!! Parabéns!! Eu tb guardaria tudo!!! heheh
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Tem razão, até uma criança bem pequenina pode fazer esses cartões. Basta deixar que ela os faça do jeito que ELA quiser.

    Ivan

    ResponderExcluir
  4. Amei Júlia. Fiquei com vontade de tentar isso aki com a galega!

    ResponderExcluir
  5. Oi Ana Julia,
    lindos demais os cartões. A graça da arte está no espírito da criança. O ideal é não interferir mesmo e ver o que rola. Adorei a dica.

    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Que bom que gostaram, amiguinhos! Depois contem o resultado.

    ResponderExcluir
  7. Oi Ana Lúcia,
    voltei. Pelo amor de Deus, me conta esse seu segredo para evitar a briga das crianças!
    rs...
    Uma ótima semana para vc!
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. acho q tbm guardava todos, pensaria logo "sera que as pessoas que receberem vai guardar com tanto carinho quanto eu?"... Estou super feliz com meu primeiro selinho!!! como meu blog é um recem nascido, ainda não tenho muitas amigas blogueiras para compartilhar. Estou mandando para os blogs que amo visitar, que esta presente na minha listinha de blogs favoritos no meu blog(n precisa retribuir, mas se fizer ficarei agradecida)... da uma olhadinha lá e não esquece de avisar quando vc responder, pois estou anciosa para ver suas respostas...

    bjs
    Naty
    http://educandoocoracao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi,
    isso... conte na volta! E tire muitas fotos pra postar pra gente! rs... Também estamos de férias!
    Até!
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Ana
    td bem?
    Tem sorteio no blog.
    Vai lá participar.
    bj

    ResponderExcluir
  11. ANa!

    SAudade! Td legal por a aí?

    Amei sua dica e as crianças adoram essas coisas hein.

    ESpero q 2012 nos de mais tempo pra preparar td q gostamos e principalmente o q faz bem às nossas crianças!

    Beijos pra vc!!

    ResponderExcluir
  12. Oi,
    O natal foi ótimo!!! Espero que por aí também! Vim desejar um Ano Novo maravilhoso para vc e sua linda família!Um ano de conquistas e muito amor!
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi Ana,sou eu Kathleen Duarte do comentário anônimo lembra??? Na verdade eu sou do blog Traquinagens do Gugu, ali de cima no primeiro comentário deste post, estou cada dia mais fascinada por esse método de ensino mais pra te falar a verdade não sei por onde começar...nem sei se consigo ele já tá com 3 anos e nem fala direito, não sabe as cores nem demonstra interesse algum no que eu ensino aff é frustrante, será que eu consigo, ainda tem jeito??? Você me ajuda??? bjos mais uma vez parabéns pelo seu trabalho!

    ResponderExcluir
  14. Amiguinha,

    Já te mandei um email. Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Obrigada Júlia :D
    Bom 2012 para todos nós :D
    Debaixo da proteção do Senhor Jesus :D

    ResponderExcluir
  16. Ana
    estou com um sorteio novo no blog...entra pra concorrer...bjs

    ResponderExcluir
  17. Oi Ana, amo esse tipo de atividade para crianças. Me lembro quando eu dei a tesourinha para meu filho pela primeira vez e deixei cortar papel à vontade, me recordo também que ele dizia que a professora não deixava cortar. E a cola ele gastou um tubo no primeiro dia só colando papeis, aleatoriamente, em um caderno.
    Os cartões de Natal ainda não fizemos, mas, terei que me policiar. Normalmente o meu impulso é o de interferir.
    abraços e um feliz 2012

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails