10.08.2012

Meu Bebê não Engatinha

"Meu bebê tem 8 meses e não dá sinais de que vai engatinhar, ele fica de bruços, chora, chora, se vira, rola, arrasta, mas nada de firmar as perninhas".

Quando um bebê não engatinha, ás vezes  pode significar pouca força na parte superior do corpo, ou baixo tônus muscular.  Entretanto, seu filho ainda está dentro da idade esperada para o engatinhar.

Estes exercícios   podem ajudar :

Rolar numa bola - 
(com uma bola de tamanho médio, 65cm de diâmetro, funciona melhor) . Coloque o bebê de bruços sobre a bola , segure o tronco dele e role a bola suavemente para os lados, para frente e para trás. Veja o vídeo abaixo, para entender melhor:
  Recomendo que nas primeiras vezes você faça movimentos mais suaves e lentos. Depois pode fazer na velocidade do vídeo, se o seu bebê gostar.

.

"Minha filha de 9 meses se arrasta sentada, mas não engatinha".

A preferência por se arrastar de bumbum, em vez de engatinhar sobre quatro apoios, pode ser indício de tônus muscular baixo. Neste caso, o exercício da bola, demonstrado acima, também pode ajudar. Entretanto, é recomendável procurar um fisioterapeuta pediátrico ou terapeuta ocupacional infantil, para que sejam tomadas todas as providências adequadas , a fim de melhorar o tônus muscular da criança.


53 comentários:

  1. Importantíssimo este post, assim como engatinhar é fundamental!

    ResponderExcluir
  2. Temos uma sobrinha que está passando por essa dificuldade. Muito boas essas dicas.

    ResponderExcluir
  3. Júlia, vou tentar com meu netinho! Valeu. Beijocas.

    ResponderExcluir
  4. Estou com o problema inverso: meu bebê só quer engatinhar! Ele tem quase 1 ano e 3 meses, engatinha desde os 6 meses, já sabe andar (já deu alguns passinhos sozinho), mas só quer engatinhar... Eu acho bonitinho, e sei que é um exercício muito bom, mas já estou ficando meio ansiosa... :D

    ResponderExcluir
  5. Olá, Aninha,

    Se puder, me envie um email para ensineseubebe@gmail.com
    para conversarmos sobre este assunto. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana Júlia!

      Parece que o Davi leu meu comentário aqui e começou a andar no dia seguinte! Agora ele quer andar para todo lado. Quando quer ir mais rápido ainda recorre ao engatinhar, mas já está andando bem firme. Obrigada pela atenção!

      Beijos!

      Excluir
    2. Hahaha, isso acontece muito, Aninha. Tem mãe que me escreve preocupada, porque o filho não está arrastando. Daí, quando eu respondo, o menino já está fera em arrastar!

      Excluir
  6. Ih, eu tive duas que não engatinharam. Andaram direto.
    Mas achei muito bacana o post.
    Super esclarecedor.
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi! Minha bebê não tem paciência pra engatinhar... ela simplesmente prefere ficar em pé, segurando em mim ou nos móveis... Tem oito meses e já está se arriscando a ficar em pé sem apoio! É uma pimentinha e já percebi que ela fica brava quando não alcança as coisas se está deitada, sentada... Aí ela me dá a mão, vai até o objeto, abaixa e pega... Será que tem problema ela não gostar de engatinhar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tati

      Realmente há bebês que não gostam muito de engatinhar. Trata-se porém de uma fase importantíssima do desenvolvimento da criança. O ato de engatinhar é essencial para a convergência visual, para a dominância lateral ( definição do lado dominante), além de fortalecer a parte superior do corpo.

      Então, vale a pena tentar os exercícios sugeridos no post. Abraços.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Então, vou tentar sim... Ela ganhou uns carrinhos de menina da minha sogra, com cílios, maquiagem e bem coloridos... Ela amou e se interessou mais em engatinhar pois tenta ir atrás deles!
      Obrigada!

      Excluir
    4. Tati, esse recurso do carrinho é ótimo. Quando vê objetos em movimento, o bebê fica com muito mais vontade de se deslocar. Pode também rolar uma bola colorida na frente da sua filha, uma garrafa pet com água e objetos diferentes. Beijos.

      Excluir
  8. Olá, vim desejar um ótimo inicio de semana e perguntar se está havendo algum problema com o blog, pois tenho seu blog na minha lista lateral de blogs para poder acompanhar melhor e lá aparece uma postagem (neste caso dos livrinhos do itau) e quando entro diz que a pagina não existe...já aconteceu uma outra vez há um tempo atrás....


    !!!!beijokas!!!!


    .

    ResponderExcluir
  9. Olá, meu bebé tem 8 meses mas não gatinha. Coloco-o de bruços, ele aguenta-se, mexe as pernas mas parece que não sabe gatinhar. Aliás a minha filha deu os primeiros passos com 11 meses e nunca gatinhou. Acha que devo consultar o pediatra por causa disso? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Olá, Sandra

      O exercíco da bola, indicado acima, costuma trazer bons resultados. Antes de levantar a barriguinha, porém, seu bebê tentará arrastar. Tenha paciência, porque "arrastar" é uma atividade que requer muito esforço do bebê ( o equivalente a muitos exercícios abdominais para nós).

      A fim de tornar os momentos de bruços mais estimulantes e motivar o deslocamento, use brinquedinhos móveis, como carrinhos e bolas. Surtem melhor efeito do que os brinquedos estáticos.

      Pouco a pouco, seu filho tentará se arriscar na posição de 4 apoios. Será mais um desafio, pois diferentemente do arrastar, o gatinhar desafia a gravidade.

      Bem, você não mencionou a idade da sua filha, mas acho importante consultar um psicomotricista ou um fisioterapeuta pediátrico para fazer uma avaliação psicomotora, para ver se está tudo bem com o desenvolvimento dela. Recomendo também levá-la a um oftalmologista para ver como está a convergência visual. Se estiver tudo OK, não há razão para você se preocupar.

      Abraços

      Excluir
  10. Minha bebe fara dez meses dia 14, ela tbm nao engatinha!
    Ela se arrasta um pouco de bumbum...mas coloco de bruço ela chora!
    Na cama ela só quer saber de rolar...mas no chão não!
    Oq faço será que nao vai engatinhar!!!
    Obgda adorei o post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Aline

      Às vezes, quando uma criança se arrasta de bumbum, pode significar leve hipotonia muscular. POderia ser interessante levá-la a uma fisioterapeuta pediátrica, para avaliar o tônus muscular dela.

      Abraços.

      Excluir
  11. Minha bebê tem dez meses ela propriamente não engatinha é uma posição meio engraçada, ela firma as duas mãozinhas no chão e um joelho com o outro pé ela impulsiona o corpo, já tentei por de gatão incentivo ajudando engatinha na posição de gatão. Tem algum problema ela engatinha da maneira como está?

    ResponderExcluir
  12. Oi, bom dia! Meu filho está com 5 meses e meio e só se arrasta quando está de barriga para cima, ele não se arrasta de bruços e não gosta de ficar nesta posição. Ele tb não está se virando. Ele só vira de lado para pegar algum brinquedo e logo depois volta a posição de barriga para cima. Ele já está se sentando. Estou preocupada, pois ele está pulando etapas do seu desenvolvimento. O que devo fazer? Colocá-lo de bruços e tentar estimular ele a se arrastar nesta posição? Obrigada, Abs, Paula

    ResponderExcluir
  13. A partir de quantos meses o bebê precisa ser estimulado a arrastar e quando deveria engatinhar? Minha bebê tem 3 meses e 12 dias

    ResponderExcluir
  14. Boa noite Dra

    Tenho uma filha de 8 meses que desde os 4 meses foi diagnosticada com hipotonia. Ela tem muita dificuldade motora, sustentou a cabeça só com 5 meses e agora consegue erger parte do tronco. Coloco ela em posição de gatinhar ele fica por uns segungos, balança pra frente e pra trás mas não sai do lugar. Recente fez uma TC que deu hipodensidade em braço anterior da capsula interna. A neuropediatra quer fazer uma RM para confirmar e mandou iniciar fisioterapia. Ainda não começou porque é por convênio e ainda está na burocracia. Ela rola só para um lado, não fala sílabas ainda. Na verdade ela tem ums estigmas que a pediatra desconfia de alguma sindrome genética, ainda estamos aguardando o cariotipo. Tem algum exercicio que posso iniciar em casa? Ela fica em pé com apoio de alguém segurando seu tronco, mas as pernas são duras e na hora de caminhar a frente sai pulando feito coelho e cruza as pernas, pisa no proprio pé... será que tem reflexo em membros inferiores?
    obrigada

    ResponderExcluir
  15. Sou mae de 1 viagem,minha bbcompletou 10 meses e nao engatinha.como posso ajuda-la?

    ResponderExcluir
  16. Olá! Ótima postagem e ótimo blog tb, parabéns!

    Sugiro que você entre também na Mammynet pois lá você poderá fazer postagens com dicas de seu blog, criar comunidades,trocar idéias com outras mamães.. etc..

    O endereço é mammynet.com

    É uma rede para pessoas especiais como você!

    :)

    ResponderExcluir
  17. minha bebe tem 9 meses ate agora ela nao engatinha,se arrasta pra tras,muda de posiçao,estou começando a ficar preocupada,o negocio foi que comprei um andador pra ela,estou com medo que tenha retardado ela a engatinhar;o que faço para ajuda-la.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, de fato, a sua suspeita pode proceder, sim, porque o andador priva a criança do seu vital contato com o chão - que é o que propicia o engatinhar. Isto dependerá do tempo em que a criança passou no andador. Se ficar pouco tempo, não prejudica o desenvolvimento.

      Agora, ainda é tempo de ajudá-la, deixando-a o máximo possível de tempo em contato com o chão. Se der para fazer os exercícios indicados acima, ótimo. E lembre-se: mesmo que ela não engatinhe, o simples fato de estar de bruços no chão, já ajudará bastante o fortalecimento dos músculos do tronco e braços - fundamentais para a aquisição de futuras habilidades motoras.

      Excluir
  18. Oi Ana Julia, eu sinto falta dos seus posts!
    Aqui a Ana Luiza não engatinhou e gostava de se arrastar de bumbum. Ela foi engatinhar quando entrou em um tubo de brinquedo e o único jeito de sair era engatinhando.
    bejos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Olá, meu filho está com 1 ano e 4 meses, engatinha super bem e muito rápido. Anda pela casa toda mas sempre segurando em alguma coisa, nunca solta as mãos. Estou ficando preocupada, já era pra estar andando sozinho. Sempre que o estímulo a andar sem segurar ele senta e começa a engatinhar. Não sei o que faço.

    ResponderExcluir
  20. Gostaria de sugestões de atividades para serem feitas com uma bebe de 7 meses.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  21. OI Ana Julia, vim aqui agradecer a visita lá no blog e te desejar um 2014 muito especial e inesquecível. Ah, fiquei feliz com você dizendo que eu estou com a aparência bem novinha. kkk. Eu faço praticamente nada. Taí uma coisa que eu preciso dar uma prioridade e passar uns creminhos.
    Demorei para retornar porque nesse período de férias eu fico muito enrolada.
    Uma ótima semana pra vocês
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe

    ResponderExcluir
  22. Olá,Ana Julia.
    Minha bebê tem 9 meses e não engatinha e não fica em pé sozinha.
    Agora que começou a querer ficar em pé, mas parece que não tem força nas pernas.Ela é bem gordinha e grande eu a estimulo ficar em pé, mas parece que não quer, ela gosta muito de colo será que isso tbm atrapalha?

    ResponderExcluir
  23. Oi....Minha bebe tem 1 ano e 3 meses...se arradta pela casa vai de um lado pra outro, mas quando tentamos deixar ela em pe, ela nao firma as pernas, nem "toquinho" ela fika, parece que nao tem forca nas pernas, que exercicios vc indica nesse caso

    ResponderExcluir
  24. Oi....Minha bebe tem 1 ano e 3 meses...se arradta pela casa vai de um lado pra outro, mas quando tentamos deixar ela em pe, ela nao firma as pernas, nem "toquinho" ela fika, parece que nao tem forca nas pernas, que exercicios vc indica nesse caso

    ResponderExcluir
  25. Olá, Joce

    só hoje vi seu comentário. Seria interessante levar sua filha a um fisioterapeuta pediátrico, que é a pessoa mais indicada para orientar-lhe nesse caso.

    abraços

    ResponderExcluir
  26. Oi, meu filho tem 8 meses e não engatinha e nem senta sozinho, apenas fica sentado sozinho quando é colocado, ele se arrasta e pede pra ficar em pe (ainda nao consegue se equilibrar sozinho, eu seguro ele pela mao e ele fica dançando), mas quando a gente chama ele, ele anda. Qual exercício devo fazer pra ele aprender a se sentar e a engatinhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Desculpe a demora,só acesso o blog uma vez por semana.
      Bem, quanto aos exercícios, esses do post costumam dar bons resultados. Como não examinei a criança fica um pouco difícil recomendar um exercício mais específico. Talvez fosse interessante verificar como está o tonus muscular, pois se estiver baixo pode levar a uma dificuldade de manter a posição sentada, e consequentemente a uma dificuldade para engatinhar. Se até 9 meses não estiver conseguindo sentar sozinho, procure um fisioterapeuta pediátrico.

      Abraços

      Excluir
  27. Gente tô surtando! Minha bebê tem um ano e três meses, dentro de alguns dias faz um ano e quatro meses e não anda sozinha! Se eu segurar na mão dela ela até anda um pouquinho, mas logo enjoa ou cansa, não sei, e já quer colo. Ela sobe nas coisas, desce da cama e do sofá sozinha já arriscou alguns passinhos, mas além de parecer ter mto medo, ela parece que não gosta mesno de andar. O que eu faco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É perfeitamente normal que a criança inicie a marcha até uns 18 meses. No link abaixo, há algumas propostas interessantes para incentivar a andar, da pediatra Tatiana Wambier.

      Excluir
    2. http://estimulacaoinfantil.blogspot.com.br/2012/12/como-ensinar-o-bebe-andar.html

      Excluir
  28. Olá!
    Minha filha tem 9 meses e meio e não firma as perninhas ainda. Pelo contrário, ela as encolhe quando tentamos colocá-lá de pé. Ela senta sem apoio mas confesso que o fato de não firmar as pernas me preocupa bastante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu tbm está assim. Já estou preocupando, pois quando o forço para ficar de pé, segurando as perninhas, ele empina o bumbum. E quando coloco no chão encolhe as pernas.

      Excluir
  29. Olá meu bebe tem 9 meses e meio e não engatinha ainda, somente se arrasta. Entretanto não possuo essa bola para fazer o exercício, será que há algum outro exercício sem a bola para que eu possa ajudá-lo a engatinhar? Obrigada

    ResponderExcluir
  30. Oii, meu filho tem 9 meses e meio e não engatinha, estou tão preocupada, sei que cada BB tem seu tempo mas mesmo assim me preocupo... O que eu faço? Carla

    ResponderExcluir
  31. Oii, meu filho tem 9 meses e meio e não engatinha, estou tão preocupada, sei que cada BB tem seu tempo mas mesmo assim me preocupo... O que eu faço? Carla

    ResponderExcluir
  32. Estou preocupada com minha netinha que está com 8 meses e não firma as perninhas quando tentamos colocá-la em pé no colo. Há algum problema nisso?

    ResponderExcluir
  33. Olá minha bebe tem 9 meses e nem vira ainda, não senta já estou preocupada.o q eu faço. Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Veredina

      Recomendo que procure um fisioterapeuta pediátrico para que verifique o tônus muscular da sua filha.

      Um abraço.

      Excluir
  34. MEU BEBE NASCEU DE 35 SEMANAS E 5 DIAS. SENTA ROLA TA SUPER FIRME COM 8 MESES. fICA NA POSICAO DE ENGATINHAR MAS QUANDO MUDA A MAOZINHA ELA CAI.....PROCESSO TA LENTO,,,

    ResponderExcluir
  35. O que significa santar sozinho?
    É a mãe colocar o bebê sentadinho e ele se firmar sozinho, continuando sentadinho sem ajuda, brincando... Oi significa ele santar completamente sozinho? Sem a ajuda de nenhum adulto?

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails