2.03.2012

Como ensinar as cores (4)

ÁGUA  COLORIDA


Disponha 3 copos com água . No primeiro, pingue gotinhas de corante alimentício vermelho (vende no supermercado). Então, peça para seu filho misturar com uma colherinha. Pergunte, por exemplo: "Que cor será que vai aparecer? Olha! Vermelho! Isso é vermelho, não, é?"
Depois, proceda da mesma forma com os copos restantes, pingando uma cor diferente em cada um.

  Essa atividade é ótima para evidenciar a cor, que é justamente o que se quer ensinar.

OBS:  Se não tiver corante, pode usar  TANG para tingir a água.

MIX  LEGAL

Despeje espuma de barbear em alguns  pratinhos. Pingue um corante diferente em cada prato. Deixe que seu filho misture, enquanto você nomeia as cores que vão aparecendo, como na experiência anterior. Seu filho vai adorar a mágica de formar cores.
Para facilitar a compreensão infantil, concentrem-se num recipiente de cada vez.

OBS: se não tiver espuma em casa, pode substituir por uma mistura de água, sal e farinha de trigo, em partes iguais.

IMPORTANTE : o principal é deixar de lado a ansiedade  ou expectativa de que a criança mostre logo "resultados". Se possível, evite testá-la, pois quando "erra" a resposta, ela é capaz de ler no rosto do adulto a decepção, desagrado ou frustração, por mais sutis que sejam. 
Com crianças pequenas devemos reforçar, repetir, reforçar, repetir... é assim que elas aprendem. Uma hora a "ficha cai" e a criança entende as cores.

15 comentários:

  1. Que ideias fantásticas.
    O Leo aprendeu as cores bastante cedo e nem me dei conta de as ensinar, sério!! :)
    Cada vez que ele fazia um desenho eu sempre lhe dizia a cor da caneta que ele estava a usar e quando me dei conta o pequeno já sabia as cores.
    Mas experiências práticas com as cores são sempre criativas, quando tiver um tempinho vou fazer cá em casa.

    bom fim de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí, amiguinha. Com as minhas filhas, também ensinava as cores em cada oportunidade. esse é o melhor jeito.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. adorei, eu vou tentar

    http://educandoocoracao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Uso os princípio desses seus posts para ensinar as cores em inglês! A-do-ro seu blog amiga!

    ResponderExcluir
  5. Amoooooooo tudo que vc escreve...simplesmente assim!

    ResponderExcluir
  6. OI Ana Julia,
    muito legais as suas dicas, como sempre. Com a água eu já fiz. Agora vou experimentar com a espuma de barbear. O papai é que vai adorar. kkkkk
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Ana julia, sempre passo por aqui pra pegar ideias de atividades com minha filha. Obrigada por compartilhar tanta coisa boa. Ja indiquei teu blog para outras mães e hoje linkei um dos seus posts no meu blog, espero que não tenha problema, coisa boa a gente precisa passar adiante!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. oi Ana tudo bem? Olha eu gostaria de pedir a sua ajuda, a minha filha tem 2 anos e 2 semanas e sinto que esta um pouco atrasada a nível da fala, ela só diz olá, xau, mãe,pão,bom (doce), tie (xupeta), obrigada, xacha (bolacha), XiXa ( carne), água, cão,visão (televisão) e pouco mais. Eu como optei por ficar em casa quando ela nasceu,(pois come muito mal e no infantario não podiam dar a atenção que ela necessitava nesse campo), acho que se calhar não estou a trabalhar muito bem com ela. Pode dar-me algumas dicas. Obrigada

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde ;
    Estou adorando as dicas, gostaria de saber como faço com a minha filha ela tem 02 e nove meses e ja conhece o alfabeto que tipo de brincadeira eu faço para juntar e formar palavras ?

    Obrigada Silvia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sílvia

      Você já conhece o método Doman de leitura? É voltado para crianças bem novinhas, como sua filha. Aqui você encontra material para baixar:

      http://estimulandomeusfilhos.blogspot.com.br/2013/01/material-em-power-point-para-programade.html

      Não deixe de visitar também a comunidade "Como Ensinar seu Bebê a Ler" no Facebook , que está cheia de idéias e de materiais para baixar:

      https://www.facebook.com/groups/324815924277042/

      Abraços

      Excluir
  10. Estava procurando outras coisas na internet e ao mesmo tempo pensando no que eu iria inventar pra brincar com meu filho de 1 ano e 9 meses, que agora está cochilando. Hoje o dia foi tenso, ele é muito agitado e nem sempre é fácil. Hoje, em especial, ele não aceitou bem nenhuma atividade... jogando tudo pra cima, nervoso, agitado.
    Planejei fazer um desenho dele no sulfitão a hora que ele acordar. Teremos oportunidade de explorar muitas coisas... contorno da mão, dos pés e etc. Fiquei pensando que seria legal dar continuidade com uma pintura depois, mas estamos sem guache e esse post me deu uma luz. Já busquei agora receita de tinta caseira (que pode ingerir inclusive) e hoje vai ser parte da brincadeira fazer o jogo das cores.
    Obrigada por compartilhar :)

    www.maternizando.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails